Dr. Osório de Almeida: "O Primeiro Médico Hiperbárico das Américas."
"O capítulo que tive a honra de ser convidado a escrever em parceria com meu amigo, o médico americano David Youngblood, da Carolina do Norte, no livro texto de Medicina Hiperbárica mais importante do mundo, é sobre o trabalho de um pesquisador brasileiro, o Professor Álvaro Ozório de Almeida, seus pacientes e suas pesquisas.
Ele foi o primeiro Médico Hiperbárico das Américas e conduziu pesquisas revolucionárias para sua época, dando início a tratamentos que só 10 anos mais tarde foram adotados nos EUA e Europa. Isso foi em 1938 no então recém inaugurado Hospital Gaffrée e Guinle. Ele tratou em câmara hiperbárica, com sucesso, a Lepra e a Gangrena quando não havia no mundo outra opção de tratamento. Seus trabalhos foram publicados em português, inglês, francês e alemão e são referência até hoje..."lá fora". Sua câmara hiperbárica foi a primeira construída no continente americano e tratou muitas pessoas até seu falecimento em 1952 .
Albert Einstein e Marie Courie quando vieram ao Rio, pediram e visitaram seu laboratório.
Em 1965, o interventor do Hospital Gaffrée e Guinle mandou vender a câmara para um "ferro-velho" no qual ela foi destruída.
É difícil encontrar suas publicações em bibliotecas das nossas universidades ou da Fiocruz. "Lá fora", ele é citado em várias fontes e suas publicações estão disponíveis. Em inglês, francês ou alemão." Dr. Tomaz Brito
Boa tarde, li sobre o uso do tratamento na câmara hiperbárica nos casos de autismo, procede tal informação?
ResponderExcluir